Polícia Federal conclui inquérito e aponta calúnia de Flávio Bolsonaro contra Lula
A Polícia Federal (PF) finalizou as investigações e concluiu, na sexta-feira (26), que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) cometeu o crime de calúnia contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A acusação está relacionada a uma publicação feita pelo parlamentar em suas redes sociais. Esta determinação da PF integra o relatório final do inquérito que foi aberto pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para apurar os detalhes do caso.
A ação em questão remete a uma postagem realizada por Flávio Bolsonaro na plataforma X (antigo Twitter) em 3 de janeiro deste ano. A publicação ocorreu no período em que o ex-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi capturado pelos Estados Unidos. Na referida postagem, o senador declarou: “Lula será delatado. É o fim do Foro de São Paulo: tráfico internacional de drogas e armas, lavagem de dinheiro, suporte a terroristas e ditaduras, eleições fraudadas".
A avaliação da Polícia Federal indica que o senador imputou falsamente ao chefe de Estado brasileiro a prática dos crimes mencionados. A corporação ressaltou que "fica claro, portanto, que o senador Flavio Bolsonaro, através de sua postagem, imputou falsamente ao presidente Lula o cometimento dos crimes de tráfico internacional de drogas, tráfico internacional de arma e lavagem de dinheiro, crimes estes expressamente tipificados em nosso ordenamento jurídico", evidenciando a falsa atribuição dos delitos.
Após o encerramento da investigação, a Polícia Federal encaminhou o caso para as devidas providências junto ao Supremo Tribunal Federal. O próximo passo do processo será a remessa do expediente à Procuradoria-Geral da República (PGR). A equipe do Portal Minas buscou contato com a assessoria de Flávio Bolsonaro para obter um posicionamento sobre o ocorrido e aguarda retorno. O espaço permanece aberto para qualquer manifestação.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Servidores Efetivos de Pocrane Acionam a Justiça por Descumprimento do Plano de Cargos e Salários
- MGC-120 Registra Acidente Grave Perto de São Pedro do Suaçuí Nesta Sexta
- Prisão de Vereador do PT por Vínculo com o PCC Alerta Campanha de Reeleição de Lula
- Controvérsia em Miami: CBF questiona anulação de gol de Vinícius Júnior na Copa do Mundo
- Mulher é presa em Itajubá suspeita de assassinar marido e simular suicídio
