A população de Borda da Mata e cidades vizinhas em breve contará com uma nova e moderna Unidade do Complexo Hospitalar Samuel Libânio. O antigo prédio, que estava desativado há 14 anos, está passando por um extenso processo de reformas e revitalizações desde julho deste ano e, em um futuro próximo, voltará a funcionar como hospital, oferecendo serviços de média complexidade e a realização de cirurgias.
O trabalho de reforma e ampliação abrange diversas áreas, incluindo o centro cirúrgico e setores técnicos, conforme informou o superintendente administrativo, Gustavo Tibúrcio. Ele ressaltou a necessidade das intervenções, visto que a estrutura anterior, com mais de 50 anos, possuía uma tecnologia que não suportaria as atuais evoluções e exigências do Complexo Hospitalar Samuel Libânio. Por isso, toda a parte hidráulica e elétrica está sendo refeita, o telhado foi completamente reformado e todas as adequações necessárias exigidas pelos órgãos de fiscalização e vigilância sanitária estão sendo implementadas.
A nova unidade contará com um pronto-atendimento estruturado, incluindo salas de emergência, estabilização, consultórios médicos, salas de observação, além de áreas de farmácia e limpeza. A expectativa é que o hospital comece a operar e a atender a população até o início de 2026. A prefeita Tatiana Pires Pereira Cobra destacou a importância da iniciativa para a cidade, ressaltando que os pacientes da região não precisarão mais se deslocar a Pouso Alegre para procedimentos como partos e cirurgias de pequena e média complexidade, que serão oferecidas no local, juntamente com serviços de clínica médica, pediatria e ginecologia.
Segundo o diretor técnico do Complexo Hospitalar Samuel Libânio, Dr. Saulo Lamas, a parceria representa um grande marco para a saúde pública local e regional, pois trará mais qualidade, estrutura e acesso aos serviços hospitalares. Ele ainda enfatizou que a unidade melhorará o fluxo de atendimento em Pouso Alegre, uma vez que diminuirá a vinda de pacientes de baixa e média complexidade daquela região.