O deputado Alfredo Gaspar (União-AL), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga desvios de recursos de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), declarou em Brasília que acredita que o lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, está de posse de informações capazes de provocar um abalo significativo no sistema político do país. A declaração foi dada durante participação no podcast Direto de Brasília, da Folha de Pernambuco, com o jornalista Magno Martins, nesta terça-feira, 4 de novembro.
Segundo Gaspar, a República pode desmoronar caso o Careca do INSS decida colaborar e “abrir a boca”. O parlamentar alagoano reforçou a convicção de que o silêncio do investigado até o momento é o que tem impedido que um escândalo de grandes proporções venha à tona. O deputado, que já foi procurador de Justiça e secretário de Segurança Pública em Alagoas, ainda reiterou que o lobista estaria prestando um “serviço ao Brasil” se decidisse colaborar com as investigações da CPMI.
Antônio Carlos Camilo Antunes está detido no complexo penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, por ordem do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF). O lobista é apontado como peça-chave em um esquema de fraudes que envolve associações de aposentados e consultorias financeiras, com foco em desvios de verbas públicas e o uso impróprio de benefícios previdenciários. A entrevista na íntegra com Alfredo Gaspar seria publicada no canal do podcast no YouTube.
