A tradição cervejeira mantida por religiosos no porão da Igreja Nossa Senhora da Glória, em Juiz de Fora, acaba de alcançar mais um reconhecimento de prestígio. A cervejaria artesanal Hofbauer, que possui mais de 130 anos de história, foi premiada com a medalha de ouro no Brazilian International Beer Awards (BBA) realizado recentemente. O produto que garantiu a vitória foi a cerveja WeissBier, que recebeu uma avaliação de 97 pontos de um total de 100 dos jurados, destacando-se entre 1.400 participantes no concurso internacional.

A WeissBier, uma cerveja de trigo no estilo German-Style Leichtes Weizen, é descrita como amarela clara, turva, com espuma branca e cremosa, e teor alcoólico de 5,3%. Seu perfil sensorial é notável, apresentando um aroma frutado com notas de cravo, frutas maduras e um toque cítrico. Segundo o responsável pela produção, o mestre cervejeiro Taylor Bertoli, o sabor é equilibrado, de corpo leve, baixo amargor e um final levemente cítrico. A vitória no BBA representa o terceiro prêmio da Hofbauer somente neste ano, o primeiro em que a cervejaria decidiu participar de competições, já tendo conquistado ouro em uma disputa mineira e bronze em um festival no Peru.

A Hofbauer foi fundada em 1894 por missionários holandeses com o objetivo de unir a fé religiosa à secular tradição cervejeira europeia. A fábrica, que segue receitas antigas e ainda utiliza máquinas importadas da Holanda desde 1907, é mantida pelos religiosos e produz aproximadamente 350 litros por lote, quatro vezes ao ano. O processo de produção de cada remessa leva cerca de 40 dias, respeitando o tempo ideal de fermentação e maturação. Toda a receita gerada com a comercialização das bebidas, que incluem sete estilos artesanais, é integralmente destinada a projetos sociais da instituição.