A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria de Saúde, determinou a interdição de quatro locais de coleta de água no município, utilizados pela população para consumo próprio. A medida de prevenção foi tomada após uma avaliação técnica e exames laboratoriais realizados pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED) confirmarem a contaminação microbiológica da água. A análise identificou a presença de coliformes fecais e da bactéria *Escherichia coli*, que são agentes causadores de doenças gastrointestinais como diarreia e vômitos, podendo levar a enfermidades mais graves.

Os pontos interditados incluem poços artesianos, minas e nascentes em diversos endereços da cidade. A contaminação fecal evidenciada pela presença das bactérias torna a água imprópria para o consumo humano, justificando a ação emergencial do Executivo municipal. Os locais afetados são na Rua Raquel Ferreira, nº 299, bairro Raquel; na Rua Silvínio Olímpio, em frente ao nº 452, entre os bairros São Cristóvão e Santos Dumont; e na Rodovia MG-431, na entrada do bairro Padre Libério.

Nesses pontos, serão removidas as estruturas que facilitam a captação da água, como canos e torneiras, e placas de advertência estão sendo instaladas para sinalizar claramente a proibição do uso. O Secretário Municipal de Saúde de Pará de Minas, Gilberto Denoziro, pediu a colaboração e compreensão da população, ressaltando que a interdição visa garantir a segurança e o bem-estar de todos. A administração municipal informou ainda que a segunda fase da operação abrangerá os pontos de coleta de água em minas da cidade que não possuem tratamento prévio ao consumo.