A cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, está investigando um caso de morte sob suspeita de ter sido causada por intoxicação por metanol. A vítima, um homem de 52 anos, havia sido internado na Santa Casa do município e veio a óbito na madrugada de quinta-feira.
O hospital confirmou a entrada do paciente, que chegou em estado gravíssimo após o consumo de bebida alcoólica, no caso, conhaque. Ele foi transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) já intubado, mas não resistiu. O relato médico indicava que o homem apresentava perda da visão e insuficiência respiratória, sintomas que estão associados à intoxicação por metanol.
Para esclarecer a causa da morte, foi colhida uma amostra de sangue para exames, e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O caso acontece em um contexto nacional onde o Ministério da Saúde já havia confirmado, até o início de novembro, sessenta casos de intoxicação por metanol no Brasil, com outros 47 ainda em investigação. São Paulo concentra o maior número de casos confirmados, enquanto Minas Gerais não havia registrado casos confirmados até o momento.
