A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso vai liberar 242 novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (faixas 1 e 2) para construção em 2026. O município assinou os contratos e aguarda a aprovação final da Caixa Econômica Federal para dar início aos procedimentos de seleção das famílias beneficiadas e às etapas preparatórias das obras.

O programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) Faixa 1, viabilizado pela Portaria MCID nº 47/2025, é destinado a municípios afetados por desastres naturais. Santana do Paraíso foi contemplada com 50 unidades que serão construídas no bairro Águas Claras. O contrato já foi assinado e encontra-se em fase de aprovação pela Caixa para que o processo de seleção das famílias possa ser iniciado.

Já o programa MCMV Faixa 2 vai liberar 192 unidades habitacionais no bairro Residencial Bethânia, voltadas para famílias com renda mensal entre R$2.850,01 e R$4.700,00. Nesse modelo, além do subsídio federal do programa habitacional, o município concede subsídio referente ao valor do terreno, garantindo maior acesso à moradia digna para famílias dessa faixa de renda. Com os contratos assinados e em fase de aprovação pela Caixa, a expectativa é iniciar a seleção das famílias e avançar para a construção das unidades do Minha Casa, Minha Vida.

“Ao todo, serão 242 moradias que vão transformar a vida de centenas de paraisenses, promover mais dignidade e reduzir o nosso déficit habitacional. Estamos falando de famílias que hoje vivem em áreas de risco, em situação de vulnerabilidade ou sonham em conquistar a casa própria”, destacou o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato.

A previsão é que os processos de seleção sejam iniciados nos próximos dias, seguindo os critérios estabelecidos pelo Governo Federal e pelas normativas municipais. As inscrições serão disponibilizadas por meio do Aplicativo Prefeitura Aqui. Após a conclusão da etapa de análise e habilitação, cada projeto seguirá para o início das obras, programadas para 2026.