O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical, conhecido como Sindnapi, está imerso em uma grave crise financeira e de representatividade, tendo perdido uma parcela expressiva de seus associados recentemente. O número de filiados da entidade despencou de 317 mil para uma base de cerca de 5 mil pessoas desde abril deste ano.
A drástica redução na base de contribuintes ocorre logo após a deflagração de uma operação da Polícia Federal e a implementação de uma nova ferramenta pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em abril, a Polícia Federal iniciou a Operação Sem Desconto, e no mês seguinte, o INSS facilitou significativamente o cancelamento de cobranças automáticas. A partir de então, aposentados puderam interromper os descontos diretamente pelo aplicativo Meu INSS ou através da central de telefone 135.
O cenário atual impõe grandes desafios à direção do sindicato, que luta para manter em dia o pagamento dos salários de seus funcionários. A entidade tem entre seus vice-presidentes José Ferreira da Silva, mais conhecido como Frei Chico, que é irmão mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além das dificuldades financeiras, o Sindnapi também é palco de disputas internas que acentuam a crise. Uma ação judicial foi movida por Luiz Antônio Adriano da Silva, ex-secretário-geral, que questiona a validade da eleição que manteve Milton Baptista de Souza, o Milton Cavalo, na presidência, alegando que o processo eleitoral utilizou uma base "drasticamente reduzida" e majoritariamente inadimplente de filiados.