A Polícia Federal (PF) identificou cinco indivíduos que possuíam mandados de prisão em aberto e estavam atuando na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que teve início nesta segunda-feira (10) em Belém, no Pará. A confirmação da informação foi feita pela própria corporação, por meio de nota oficial divulgada à imprensa.
A localização dos foragidos ocorreu durante a implementação do plano de segurança elaborado especificamente para o evento internacional. No total, a operação de segurança verificou mais de 25 mil pessoas que estavam envolvidas nas preparações da COP, incluindo prestadores de serviço, fornecedores e outros profissionais. Desse universo, 725 apresentavam algum tipo de registro considerado negativo, e cinco deles, conforme detalhado, estavam com mandados de prisão pendentes de cumprimento.
Os dados levantados foram prontamente encaminhados à coordenação da conferência, a quem caberá tomar as medidas adequadas em relação aos envolvidos. É importante ressaltar que, na semana anterior ao início do evento, o governo federal já havia decretado a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para a cidade de Belém, reforçando o esquema de segurança para a realização da conferência.
